Resumos

Artigos e Bibliografia sobre a Dislexia

2016

Olander, M. H, Brante, E. W. & Nyström, M. (2016). The Effect of Illustration on Improving Text Comprehension in Dyslexic Adults. Leia o artigo aqui | Tradução

Aguiar, T. (2016). Dificuldades de aprendizagem da matemática e memória de trabalho - Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento

Kuppen, S. E. A. & Goswami, U. (2016). Developmental Trajectories for Children With Dyslexia and Low IQ Poor Readers. Leia o artigo aqui | Tradução

Lopes-Silva, J. B, Moura, R., Júlio-Costa, A., Wood, G., Salles, J. F. & Haase, V. G. (2016). What Is Specific and What Is Shared Between Numbers and Words? Frontiers in Psycology. Leia o artigo aqui | Tradução

Horowitz-Kraus, T. (2016). Improvement of the Error-detection Mechanism in Adults with Dyslexia Following Reading Acceleration Training. US National Library of Medicine National Institutes of Health, Dyslexia. 2016 May;22(2):173-89. doi: 10.1002/dys.1523. Epub 2016 Apr 13. Leia o artigo aqui | Tradução

Marinus E., Mostard M., Segers E., Schubert TM., Madelaine A. & Wheldall K. (2016). A Special Font for People with Dyslexia: Does it Work and, if so, why? US National Library of Medicine National Institutes of Health, Dyslexia. 2016 Aug;22(3):233-44. doi: 10.1002/dys.1527. Epub 2016 May 19. Leia o artigo aqui | Tradução

2014

Flach, N., Timmermans, A. & Korpershoek, H.(2014). Effects of the design of written music on the readability for children with dyslexia. International Journal of Music Education published online 27 August 2014.

Sela, I., Izzetoglu, M., Izzetoglu, K. & Onaral, B. (2012). A Functional Near-Infrared Spectroscopy Study of Lexical Decision Task Supports the Dual Route Model and the Phonological Deficit Theory of Dyslexia. J Learn Disabil 2014 47: 279 originally published online 12 July 2012.

Tops, W., Callens, M., Bijn, E. & Brysbaert, M. (2014). Spelling in Adolescents With Dyslexia: Errors and Modes of Assessment. J Learn Disabil, 2014 47: 295 originally published online 20 December 2012

2013

Almeida A. Psicomotricidade: Jogos Facilitadores de Aprendizagem. Psicosoma: Viseu.

Almeida, A.; Serra, H.; Gonzalez, J.; Aprender a ler a escrever com o corpo: quando surgem dificuldades. Revista da Pró-Inclusão: Associação de Docentes de Educação Especial: Educação Inclusiva, Vol.4, nº 2, 8-18.

Beaulieu, J. (2013). Productivité de manuels scolaires adaptés pour élèves ayant deux années de retard en lecture. Tese apresentada à Faculté des Études Supérieures para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, opção Psicopedagogia (Texto inédito). Ver Artigo | Ver Resumo Artigo

Casalis, S., Leuwers C. & Hilton, H. (2013) Syntactic Comprehension in Reading and Listening: A Study With French Children With Dyslexia. J Learn Disabil 2013 46: 210 originally published online 18 June 2012.

Ravid, D. & Schiff, R. (2013). Different Perspectives on the Interface of Dyslexia and Language: Introduction to the Special LLD Issue on Dyslexia and Language. J Learn Disabil 2013 46: 195.

2012

Almeida, F. Et al.. Viseu: Edições Esgotadas

Hämäläinen, J. A., Salminen, H. K. & Leppänen, P. H. T. (2012). Basic Auditory Processing Deficits in Dyslexia: Systematic Review of the Behavioral and Event-Related: Potential/ Field Evidence. J Learn Disabil 2013 46: 413 originally published online 8 February 2012

2011

Almeida, M. F. F. F.. A Compreensão da leitura em alunos disléxicos: proposta de intervenção para o 3.º ciclo e para o ensino secundário. Viseu: Universidade Católica Portuguesa (Inédita).

Helland, T., Tjus, T., Hovden, M., Ofte, S. & Heimann, M. (2011). Effects of Bottom-Up and Top-Down Intervention Principles in Emergent Literacy in Children at Risk of Developmental Dyslexia: A Longitudinal Study. J Learn Disabil 2011 44: 105.

2010

Clercq-Quaegebeur, M., Casalis, S., Lemaitre, M. P., Bourgois, B., Getto, M. & Vallée, L. (2010). Neuropsychological Profile on the WISC-IV of French Children With Dyslexia. J Learn Disabil 2010 43: 563 originally published online 8 July 2010.

Hanly, S. & Vandenberg, B. (2010). Tip-of-the-Tongue and Word Retrieval Deficits in Dyslexia. J Learn Disabil 2010 43: 15 originally published online 3 August 2009.

Tunmer, W. & Greaney, K. (2009). Defining Dyslexia. J Learn Disabil 2010 43: 229 originally published online 15 October 2009.

2009

Almeida, A., Pinto, E. “A educação inclusiva e a criação de espaços democráticos”, in A Voz de Ermesinde

Almeida, A., Pinto, E. “Incluir na escola”, in A Voz de Ermesinde

Cruz, V. (2009). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lisboa-Porto: LIDEL

Begeny, C., J. (2009).A One-on-One Program Designed to Improve Students’ Reading Fluency - Teacher’s Manual. Leia sobre este programa aqui.

2008

Rocha, B. P. (2008). A Criança Disléxica. Lisboa: Fim de Século.

Shaywitz, S. (2008). Vencer a Dislexia: Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida. Porto: Porto Editora.

Serra, H. & Alves, T. O. (2008). Dislexia – Cadernos de Reeducação Pedagógica 4 - Cadernos de Reeducação Pedagógica. Porto: Porto Editora.

Serra, H. & Alves, T. O. (2008). Dislexia – Cadernos de Reeducação Pedagógica 5 - Cadernos de Reeducação Pedagógica. Porto: Porto Editora.

Serra, H. & Correia, A. (2008). Dislexia – Cadernos de Reeducação Pedagógica 6 - Cadernos de Reeducação Pedagógica. Porto: Porto Editora.

Almeida, A. (2008). A Dislexia em diagnóstico num espaço inclusivo do 1º Ciclo, em Portugal.

Almeida, A. (2008). Ensino da leitura e estratégias de aprendizagem para crianças com dislexia em contexto de sala de aula.

Kirby, J. R., Silvestri, R., Allingham, B. H., Parrila, R. & La Fave, C. B. (2008). Learning Strategies and Study Approaches of Postsecondary Students With Dyslexia. J Learn Disabil 2008 41: 85

2006 Processamento auditivo e spect em crianças com Dislexia
2005 Teles, P. & Machado, L. (2005). Dislexia: Método Distema – Leitura de Palavras e Frases. Lisboa: Editora Distema.
2003

Hennigh, A. K. (2003). Compreender a Dislexia. Porto: Porto Editora.

Shaywitz, S. (2003). Entendendo a Dislexia – Um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Porto: Porto Editora.

Outros textos:

Dislexia desenvolvimental: défice fonológico específico ou disfunção geral sensório-motora?– link para http://cogprints.org/4522/1/CONB02.pdf

2002 Heróis de dislexia desenvolvimental: percepções a partir de um estudo de caso múltiplo de disléxicos adultos
2000 Castro, S. L. & Gomes, I. (2000). Dificuldades de Aprendizagem da Língua Materna. Lisboa: Universidade Aberta.