Resumos

Características

A partir dos inúmeros estudos realizados ao longo do tempo, é possível identificar um conjunto de características atribuídas às crianças e jovens com Dislexia, as quais consideramos importante referir, na medida em que pode constituir informação útil na sua deteção precoce.

Segundo Torres e Fernandéz (2001) as características da Dislexia podem agrupar-se em dois grandes blocos: comportamentais e escolares. Na primeira categoria as autoras incluem a ansiedade, a insegurança, a atenção instável ou o desinteresse pelo estudo. Relativamente às características escolares, as autoras referem um ritmo de leitura lento, com leitura parcial de palavras, perda da linha que está a ser lida, confusões na ordem das letras (ex.: sacra em vez de sacar), inversões de letras ou palavras (ex: pro em vez de por) e mescla de sons ou incapacidade para ler fonologicamente.

Fonseca (1999) aponta outro tipo de características globais de comportamento, mais relacionadas com aspetos de maturação e de desenvolvimento global.

O autor indica problemas nas seguintes áreas:

  • Lateralização e orientação direita – esquerdaLateralização e orientação direita – esquerda
  • Noção do corpoNoção do corpo
  • Orientação no espaço e no tempoOrientação no espaço e no tempo
  • Representação espacialRepresentação espacial
  • Coordenação de movimentosCoordenação de movimentos
  • MemóriaMemória
  • Grafismo e expressão oralGrafismo e expressão oral

De um modo mais específico, o autor indica também dificuldades no plano auditivo e no plano visual. Estas características estão relacionadas, respetivamente, com a Dislexia Auditiva e com a Dislexia Visual, dois dos tipos mais mencionados de Dislexia (Myklebust e Johnson, 1962 cit. in Valeti, 1990; Myklebust e Johnson, 1991 cit. in Cruz, 1999; Fonseca, 1999).

As principais características da Dislexia Auditiva

 

As principais características da Dislexia Visual

  • Problemas na captação e integração de sons
  • Não-associação de símbolos gráficos com as suas componentes auditivas
  • Não-relacionação dos fonemas com os monemas (partes e todo da palavra)
  • Confusão de sílabas iniciais, intermédias e finais
  • Problemas de percepção e imitação auditiva
  • Problemas de articulação
  • Dificuldades em seguir orientações e instruções
  • Dificuldades de memorização auditiva
  • Problemas de atenção
  • Dificuldades de comunicação verbal
  • Dificuldades na interpretação e diferenciação de palavras
  • Dificuldades na memorização de palavras
  • Confusão na configuração de palavras
  • Frequentes inversões, omissões e substituições
  • Problemas de comunicação não verbal
  • Problemas na grafomotricidade e na visuomotricidade
  • Dificuldades da percepção social
  • Dificuldades em relacionar a linguagem falada com a linguagem escrita