Na sequência do Protocolo existente entre o Centro de Formação EDUFOR e a DISLEX- Associação portuguesa de Dislexia, torna-se público o seguinte documento recomendado por esta Associação.
O objetivo final de todos os professores - concretamente de Educação Especial - é serem eficazes. Contudo, como supervisionar e avaliar para a eficácia sem se balizar este conceito no âmbito da Educação Especial? Esta obra propõe um perfil do Professor de Educação Especial e o respetivo quadro de referência. Inclui ainda formulários para observação de aulas, numa lógica de supervisão e de avaliação.
Conjunto de provas através das quais se identificarão as pré-competências (fonológicas, percetivas, psicomotoras, linguísticas) que se apresentam fracas/emergentes/fortes. Incluem-se provas de avaliação das competências académicas básicas (eficiência em leitura, escrita e matemática). Através desta abordagem, obtêm-se os dados essenciais para se efetuar uma intervenção verdadeiramente diferenciada.
Através destes materiais os alunos poderão potenciar competências no domínio da linguagem escrita, mormente a capacidade de compreensão leitora e a expressão escrita espontânea.
Como é que nos desenvolvemos? Como é que aprendemos? Porque é que o corpo assume tão grande importância nas aprendizagens? Porque é que as crianças têm necessidade de movimento? Porque é que as crianças pequenas brincam com brinquedos maiores e as mais velhas conseguem traçar letras pequenas? Como podem surgir as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita? Estas são algumas perguntas que se nos podem colocar quando refletimos sobre a forma como uma criança se desenvolve e aprende e sobre a forma como podemos ajudá-la nesse processo, antecipando e evitando dificuldades. Tentaremos responder a estas e outras questões, mas, também pretendemos sugerir alguns jogos e atividades lúdicas que facilitem a ação dos adultos que intervêm nos processos de aprendizagem das crianças em idade de jardim de infância, bem como nos primeiros anos da escolaridade, momento fulcral para aprendizagem da leitura e da escrita.
Este recurso foi criado sob a orientação da Professora Doutora Helena Serra. Para mais informações sobre este recurso consulte este artigo
Estas obra propõe diversificados exercícios de (re)educação de destinados a portadores de Dificuldades Específicas de Aprendizagem nas Áreas da Linguagem (subáreas compreensiva e expressiva), Psicomotricidade (subáreas do esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e temporal), Percetiva (subáreas visual e auditiva), Motricidade (subáreas ampla e fina). Encontram-se ainda propostas reeducativas para a Área Académica nas vertentes de Leitura, Escrita e Aritmética).
Esta coleção, constituída por 6 títulos que se destinam a crianças e jovens, dos 5 aos 16 anos, pretende contribuir para a superação das dificuldades em áreas desenvolvimentais básicas que constituem pré-competências das exigências simbólicas da escolaridade.