 |
- Dificuldades na escrita, na fase de iniciação e ou de desenvolvimento;
- Dificuldade na associação do som ao desenho da letra;
- Dificuldade na rechamada de palavras;
- Utilização de vocabulário restrito;
- Presença de muitos erros ortográficos e sintáticos;
- Frases com palavras unidas ou separadas;
- Palavras com letras ou sílabas repetidas, ou colocadas antes ou depois do lugar correto;
- Omissão ou adição de letras e sílabas (ex: livro-livo; batata-bata; flor-felore;);
- Ligação ou separação de palavras ou sílabas (às vezes-àsvezes; agora-a gora);
- Confusão de letras com sons próximos ou com desenho equivalente;
- Presença de erros de concordância em género e número ou tempo verbal;
- Não domina o uso de regras de pontuação;
- Desrespeita regras gráficas (uso da cedilha, do hífen, traços, letra maiúscula) ou de translineação;
- Dificuldade em exprimir as suas ideias, em iniciar e desenvolver uma composição;
- Dificuldade na organização das ideias no texto;
- Má qualidade da caligrafia, letra rasurada, e irregular;
|